Tiger I

Escala 1/35

 

Por: Flavio Azevedo

Vários fabricantes vem ao longo do tempo oferecendo kits do Tiger I, na escala 1/35

Para este trabalho, foi escolhido o modelo Tamiya (Ref.35194) representando uma versão de produção intermediária do veículo.

O kit, como usualmente são os modelos desta marca, não apresenta nenhuma dificuldade em sua construção, com excelente resolução e encaixes das peças, moldadas em um amarelo claro.

 

 

 

O Tiger

 

Um dos mais conhecidos e famosos blindados alemães da Segunda Guerra Mundial, O Tiger I (SdKfz.181) foi projetado em 1941 com vistas a campanha da Rússia, onde a Alemanha enfrentava os carros soviéticos T-34. Inicialmente projetado para receber um canhão de 75mm, logo foi substituido pelo que viria a ser sua arma mais letal, o canhão KwK36 de 88mm. Pesando 56 toneladas, sua blindagem variava de 100mm (frontal) até 25mm na cobertura da torre. Com uma tripulação de 5 homens, era capaz de se locomover a uma velocidade máxima de 42km/h, com um alcance de até 117km em estrada.

O Tiger entrou em operação em 1942 e permaneceu em serviço até o final da guerra, tendo sido construidas 1.350 unidades.

 

Transportando O Tiger

 

Transportar um veículo de 56 toneladas não é exatamente uma tarefa fácil. Pior ainda, quando a largura deste é maior do que a dos vagões, das pontes e dos túneis da rede ferroviária.

Em razão disto, cada veículo possuia um conjunto de duas esteiras diferentes: A de combate, com 72,5cm e a de transporte, com 52cm de largura, respectivamente, pesando cada uma aproximadamente 3 toneladas, ou 30kg cada elo!

 

 

 

Sempre que possível, a troca era evitada devido ao tempo (aproximadamente 25 minutos para cada esteira) e mão de obra nela dispendidos, mas para percursos maiores não havia outra saida senão fazer a substituição retirando também as 8 rodas externas de cada lado e os paralamas laterais. Os paralamas frontais e trazeiros foram projetados com dobradiças que permitiam reduzir sua largura sem a necessidade da remoção.

O vagão (Typ Ssmys) também era especial para o Tiger, com 6 eixos (3 em cada truck) suportando uma carga de até 80 toneladas.

 

O Projeto

 

Para concretizar a idéia de representar um Tigre em situação de transporte, foi necessário recorrer ao único fabricante que até o momento disponibiliza um vagão Typ Ssmys (para 80t), a Ironside francesa. É um kit do tipo "short run", com uma moldagem bem pobre e práticamente sem detalhes, embora seu preço seja bastante elevado.

Foi preciso apelar para o kit Dragon (Ref.6060) do vagão de transporte de 45t (Ssy) para copiar as peças das sapatas de freios, ganchos de encaixe e outros pequenos detalhes, pois os fornecidos pela Ironside são imprestáveis ou simplesmente inexistentes.

Como as esteiras fornecidas pela Tamiya neste kit em particular são em vinil, foram utilizadas as do kit 35146 - Tiger I Late Version, injetadas em poliestireno, do tipo "elo por elo" (199 no total!).

Para as esteiras de transporte, foram utilizadas as da Academy (igualmente "elo por elo"), que representam o padrão de elo inicial, diferente do fornecido pela Tamiya, já que as esteiras de transporte somente foram produzidas com os elos iniciais, porem mais estreitos. A solução foi cortar os 199 elos reduzindo assim sua largura para os 52cm (14,8mm na escala 1/35).

O outro elemento a ser construido foram os flanges de fixação das 16 rodas externas, removidas para transporte. Para estes, foram produzidas três matrizes diferentes e feitas 8 cópias de cada em acrílico, já que as rodas exteriores dispensam o flange na parte interna.

 

 

 

 

 

 

 

As rodas removidas eram transportadas na parte posterior do vagão, junto com as peças dos paralamas laterais.

Foram também adicionadas nas laterais do veículo os pontos de fixação dos parafusos dos paralamas removidos.

 

Acabamentos

 

O Tiger deste projeto representa um veículo da Grossdeutschland, sendo pintado todo em Dark Yellow sobre a pasta anti-magnética Zimmeritt. Esta foi reproduzida com massa plástica da Humbrol (Model Filler - Ref. HUMF) e a pintura feita com tinta acrílica Gunze, obtida com a mistura das cores Midstone e IJA Gray. O envelhecimento e sujeira foram feitos utilizando giz pastel sêco em tonalidades de cinza e marrom.

 

 

Para o vagão a escolha da tinta base recaiu sobre a côr Humbrol N°85 Coal Black, que tem o acabamento semi-brilho necessário. Como os decais fornecidos para este kit são do tipo "dry-transfer", de excelente qualidade, não houve a necessidade da aplicação de vernizes de cobertura, que sempre representam um risco na utilização.

A madeira do deck e dos dormentes foi pintada com tinta Humbrol N°29 Dark Earth, igualmente tratada com giz pastel seco para os efeitos de desgaste.

As esteiras foram pintadas com uma mistura de esmalte sintético preto-fosco com alumínio e posteriormente tratadas com grafite em pó nas áreas de maior atrito.

Igualmente uma passagem de poeira, elaborada com giz comum misturado ao pastel sêco, foi aplicada sobre as esteiras de modo a remover o aspecto de "novas".

Para a base o kit escolhido foi o Dragon 3825 Railway Track, alongado para o comprimento do vagão 80t, e recoberto com brita de ferreomodelismo. Nos trilhos foi utilizado o Polished Steel da Humbrol (Metalcote ref.8188).

 

 

 

 

 

Conclusão

 

Embora tenha demandado algum trabalho extra para sua execução, este projeto do Tiger em transporte foi extremamente gratificante por representar uma formidável máquina de combate numa situação que, mesmo fora de seu habitat natural, muito foi vivida durante seu período operacional, já que esteve presente em práticamente todas as frentes em que a Alemanha participou durante a 2ª Guerra Mundial.

 

 

 

Para ampliar, clique sobre as imagens acima

 

Referências Bliograficas

 

Tiger In Action - Armor In Action 27 - Bruce Culver - Squadron/Signal Publications

Tiger & King Tiger Tanks - Walter J. Spielberger - Haynes Publishing

Panzer Grenadier Div.Grossdeutschland - Horst Scheibert - Squadron Signal Publications

 

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