Panzer II Ausf.C

Escala 1/35

 

Por: Flavio Azevedo

O fabricante Tamiya , que já possuia um modelo bastante antigo do carro de combate leve alemão Panzer II, lançou em 2009 uma nova edição do modelo (35299), neste caso a versão C, utilizada como as outras variantes deste veículo no início da 2ª Guerra Mundial até ser gradualmente substituído pelos Panzer III e Panzer IV. Mais de 1100 unidades do Panzer II foram produzidas entre 1937 até 1940. Na invasão da Polônia em 1939, o Panzer II teve papel decisivo nas formações alemãs na chamada "Blitzkrieg", compondo a maior parte das divisões blindadas.

O kit, como usualmente são os modelos desta marca, não apresenta grandes dificuldades em sua construção, mas com o conceito de "família" de modelos introduzido neste, algumas partes necessitam ajustes pois são divididas para atenderem as outras variantes oferecidas pelo fabricante, sacrificando um pouco sua precisão.

 

O construção do modelo

 

O kit foi montado utilizando somente as partes fornecidas pelo fabricante, sem nenhuma adição complementar. A montagem foi iniciada pelo chassis e suspensão e após partindo para o casco propriamente dito. Foi nesta etapa que surgiram alguns problemas de encaixe de peças sobretudo na composição das placas frontais, que necessitaram uma boa quantidade de emassamento, feito com White Putty Squadron. O resto das peças foi sendo adicionado sem maiores problemas, deixando separadas todas as ferramentas e acessórios integrantres do veículo.   

Para a torre, foram seguidos os passos indicados igualmente sem nenhuma dificuldade em proceder a montagem. Apenas o canhão foi e a metralhadora foram cortados para instalação posterior.

 

Com a montagem principal concluida, foram preparadas as esteiras, que neste kit são particularmente bem feitas e com excelente encaixe, tendo sido produzidas em seções inteiras inclusive com a superior moldada com as curvaturas originadas pelo peso natural sobre os roletes superiores. Este processo facilita em muito a vida do modelista que busca realismo e que costuma usar as esteiras "elo por elo" em lugar das comuns moldadas em vinil, pois evita a tarefa cansativa de colar centenas de elos e ainda acertar as curvaturas e caimentos.

Este processo permite também a pintura em separado do par de esteiras como elementos a serem instalados ao final da montagem sem que se tenha nenhum problema de ajuste com as rodas da suspensão.

 

Pintura, decais e acabamentos

 

Concluidas as submontagens, foi aplicado um fundo preparador para a pintura, neste caso o Mr.Surfacer 1000 da Gunze. 

A versão escolhida para este veículo foi a utilizada pelo 33° Pz.Abt. da 4ª Leichte Panzer Div. na invasão da Polônia em 1939, ostentando as cruzes amarelas, em lugar da tradicional preta e branca. A pintura foi executada utilizando a tinta Tamiya esmalte XF63 German Gray.

Os decais foram particularmente difíceis de serem colocados pois não se conformaram às superfícies da torre e necessitaram ser completados com pintura, pois racharam durante a colocação. O envelhecimento e sujeira foram feitos utilizando giz pastel sêco em tonalidades de marrom para a poeira e laranja para a reprodução da ferrugem em algumas partes do veículo. A grelha protetora do escapamento é fornecida em metal fotogravado trazendo muita fidelidade ao modelo e foi tratada com fundo e posterior pintura e e aplicação de ferrugem.

 

 

Conclusão

 

A montagem deste kit demandou 22 horas e o resultado é um modelo que embora pequeno em dimensões reproduz com ótimo nível de fidelidade uma das máquinas mais utilizadas nos primórdios da 2ª Guerra Mundial.

 

 

Para ampliar, clique sobre as imagens acima

 

Referências Bliograficas

 

Panzer Colors Vol.I,II, III - Squadron/Signal Publications

 

__________________________________________________________________

Página Principal        Wonderland         Análises

__________________________________________________________________